Cidadãos exercitando a curiosidade intelectual, com atuação crítica e reflexiva. Um aprendizado contínuo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
A proposta educacional do Equipe encerra uma determinada concepção de HOMEM e de SOCIEDADE e se viabiliza mediante um esforço permanente de interação dos que constituem a comunidade educativa: pais, alunos, professores e funcionários.
As ações levadas a efeito no cotidiano escolar visam a que o educando:
- desenvolva a capacidade de trabalhar em equipe;
- aproprie-se do saber com a mediação dos professores e de outros agentes disponíveis no meio social;
- expresse suas aprendizagens usando diferentes linguagens;
- empreenda suas próprias descobertas, desenvolvendo a habilidade de aprender a aprender;
- realize vivências e participe de atividades que o preparem para os exercícios de cidadania;
- desenvolva uma técnica ambientalista, tendo em vista a conservação da vida na terra, o equilíbrio da natureza e a adoção de modelos de desenvolvimento sustentável para o bem-estar das atuais e futuras gerações;
- adquira autodisciplina mediante o cumprimento diário de seus deveres e do respeito aos direitos dos seus semelhantes;
- incorpore valores de natureza transcendental.
CONDIÇÕES FAVORÁVEIS À APRENDIZAGEM
- Limite de alunos por turma.
- Aulas de Lingua Inglesa com metade de uma turma.
- Formação de equipe de estudo em sala.
- Salas climatizadas e com recursos multimídia.
- Biblioteca com acervo em permanente atualização.
- Horta.
- Laboratório para prática de Ciências.
- Sala Maker.
- Sala de Interatividade com recursos multimídia.
- Centro Poliesportivo.
CURRÍCULO COM FOCO NAS APRENDIZAGENS
- Aprender a conhecer: reconhecer e selecionar as oportunidades de aprendizagem; disponibilizar-se para conhecer e aprofundar-se nas diversas áreas de conhecimento; exercitar o pensamento crítico e reflexivo.
- Aprender a fazer: contextualizar e fazer uso do conhecimento construído; prever, elaborar, realizar mudanças práticas percebidas após novos conhecimentos; intervir na realidade; aprimorar a criatividade.
- Aprender a conviver: trocar experiências, compreender, interagir e cooperar com o outro; trabalhar em equipe; respeitar as diferenças; resolver conflitos.
- Aprender a ser: conviver com suas emoções; desenvolver a autonomia, trabalhar a autodisciplina; desenvolver a sensibilidade e a espiritualidade; exercer protagonismo social.
PARA ALÉM DO CURRÍCULO
- Cultura de Inovação.
- Laboratório de Inteligência de Vida – LIV.
- Google For Education.
- Iniciação à Pesquisa Científica.
- Projeto de monitoria de alunos.
- Protagonismo social junto à Comunidade da Mangueira.
MATERIAIS DIDÁTICOS
- Livros nas versões impressa e digital.
- Livros didáticos avaliados e indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
- Livros paradidáticos e literários.
- Fichas de apoio produzidas pelos professores.
PERFIL DOS EDUCADORES ESCOLARES.
- Formação acadêmica na sua área de conhecimento em níveis de graduação e pós-graduação.
- Formação continuada.
- Disponibilidade para participar de reuniões de planejamento e avaliação.
- Disposição para trabalhar em equipe.
- Entusiasmo e cuidado nas ações educativas.
- Postura de atenção ao aluno.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
- Acompanhamento permanente e individualizado das aprendizagens dos alunos.
- Orientação às equipes de trabalhos coletivos para ajuste e intervenção pedagógica.
- Registro de relatórios individuais para o seu desenvolvimento, avanços e dificuldades.
AVALIAÇÕES EXTERNAS
- Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA.
- Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP.
- Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico – OBRL.
- Olimpíada Nacional de História do Brasil – ONHB.
- Concursos diversos em níveis local e nacional.
NÍVEIS DE ESCOLARIDADE
- 6º ano.
- 7º ano.
- 8º ano.
- 9º ano.
HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA
Segunda à sexta-feira: das 07h às 12h30