Cidadãos exercitando a curiosidade intelectual, com atuação crítica e reflexiva. Um aprendizado contínuo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
A proposta educacional do Equipe encerra uma determinada concepção de HOMEM e de SOCIEDADE e se viabiliza mediante um esforço permanente de interação dos que constituem a comunidade educativa: pais, alunos, professores e funcionários.
As ações levadas a efeito no cotidiano escolar visam a que o educando:
- desenvolva a capacidade de trabalhar em equipe;
- aproprie-se do saber com a mediação dos professores e de outros agentes disponíveis no meio social;
- expresse suas aprendizagens usando diferentes linguagens;
- empreenda suas próprias descobertas, desenvolvendo a habilidade de aprender a aprender;
- realize vivências e participe de atividades que o preparem para os exercícios de cidadania;
- desenvolva uma técnica ambientalista, tendo em vista a conservação da vida na terra, o equilíbrio da natureza e a adoção de modelos de desenvolvimento sustentável para o bem-estar das atuais e futuras gerações;
- adquira autodisciplina mediante o cumprimento diário de seus deveres e do respeito aos direitos dos seus semelhantes;
- incorpore valores de natureza transcendental.
CONDIÇÕES FAVORÁVEIS À APRENDIZAGEM
- Limite de alunos por turma.
- Aulas de Lingua Inglesa:
- 1º ano – apenas com estímulo à oralidade.
- 2º ano ao 5º ano – turmas divididas.
- Formação de equipe de estudo em sala.
- Salas climatizadas com recursos multimídia.
- Biblioteca com acervo em permanente atualização e sala de leitura infantil.
- Horta.
- Laboratório para prática de Ciências.
- Sala Maker.
- Sala de Interatividade com recursos multimídia.
- Centro Poliesportivo.
CURRÍCULO COM FOCO NAS APRENDIZAGENS
- Aprender a conhecer: reconhecer e selecionar as oportunidades de aprendizagem; disponibilizar-se para conhecer e aprofundar-se nas diversas áreas de conhecimento; exercitar o pensamento crítico e reflexivo.
- Aprender a fazer: contextualizar e fazer uso do conhecimento construído; prever, elaborar, realizar mudanças práticas percebidas após novos conhecimentos; intervir na realidade; aprimorar a criatividade.
- Aprender a conviver: trocar experiências, compreender, interagir e cooperar com o outro; trabalhar em equipe; respeitar as diferenças; resolver conflitos.
- Aprender a ser: conviver com suas emoções; desenvolver a autonomia, trabalhar a autodisciplina; desenvolver a sensibilidade e a espiritualidade; exercer protagonismo social.
PARA ALÉM DO CURRÍCULO
- Cultura de Inovação.
- Laboratório de Inteligência de Vida – LIV.
- Google For Education.
MATERIAIS DIDÁTICOS
- Livros nas versões impressa e digital.
- Livros didáticos avaliados e indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
PERFIL DOS EDUCADORES ESCOLARES
- Formação acadêmica na sua área de conhecimento em níveis de graduação e pós-graduação.
- Formação continuada.
- Disponibilidade para participar de reuniões de planejamento e avaliação.
- Disposição para trabalhar em equipe.
- Entusiasmo e cuidado nas ações educativas.
- Postura de atenção ao aluno.
- Acompanhamento permanente e individualizado das aprendizagens dos alunos.
- Orientação às equipes de trabalhos coletivos para ajuste e intervenção pedagógica.
- Registro de relatórios individuais para o seu desenvolvimento, avanços e dificuldades.
- 1º ano.
- 2º ano.
- 3º ano.
- 4º ano.
- 5º ano.
HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA
Segunda à quinta: das 13h20 às 18h
Sextas: das 13h20 às 17h10