Cidadãos exercitando a curiosidade intelectual, com atuação crítica e reflexiva. Um aprendizado contínuo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
A proposta educacional do Equipe encerra uma determinada concepção de HOMEM e de SOCIEDADE e se viabiliza mediante um esforço permanente de interação dos que constituem a comunidade educativa: pais, alunos, professores e funcionários.
As ações levadas a efeito no cotidiano escolar visam a que o educando:
- construa conhecimentos com a mediação dos educadores e de recursos disponíveis no meio social;
- empreenda suas descobertas, ampliando as competências de aprender a conhecer, a ser, a conviver e a fazer;
- desenvolva a capacidade de realizar projetos de forma colaborativa;
- expresse suas aprendizagens usando diferentes linguagens de forma autônoma;
- adquira autodisciplina mediante o cumprimento diário de seus deveres e do respeito aos direitos dos seus semelhantes;
- exercite uma ética ambientalista, tendo em vista a conservação da vida na terra, o equilíbrio da natureza e a adoção de modelos de desenvolvimento sustentável;
- realize vivências e participe de atividades que o preparem para o exercício da cidadania;
- internalize valores de natureza transcendental.
CONDIÇÕES FAVORÁVEIS À APRENDIZAGEM
- Limite de alunos por turma.
- Auxiliares de apoio em todas as salas.
- Banheiros adaptados em cada sala de aula, privativos ao público infantil.
- Aulas de Língua Inglesa a partir do Nível 2.
- Salas climatizadas e com recursos multimídia.
- Biblioteca com acervo em permanente atualização e sala de leitura infantil.
- Sala de interatividade com recursos multimídia.
- Parque infantil.
- Centro Poliesportivo.
CURRÍCULO COM FOCO NAS APRENDIZAGENS
- Aprender a conhecer: reconhecer e selecionar as oportunidades de aprendizagem; disponibilizar-se para conhecer e aprofundar-se nas diversas áreas de conhecimento; exercitar o pensamento crítico e reflexivo.
- Aprender a fazer: contextualizar e fazer uso do conhecimento construído; prever, elaborar, realizar mudanças práticas percebidas após novos conhecimentos; intervir na realidade; aprimorar a criatividade.
- Aprender a conviver: trocar experiências, compreender, interagir e cooperar com o outro; trabalhar em equipe; respeitar as diferenças; resolver conflitos.
- Aprender a ser: conviver com suas emoções; desenvolver a autonomia, trabalhar a autodisciplina; desenvolver a sensibilidade e a espiritualidade; exercer protagonismo social.
PARA ALÉM DO CURRÍCULO
- Laboratório de Inteligência de Vida – LIV – a partir do Nível 2.
- Escribo – jogos e atividades educativas com o uso de tablet – a partir do Nível 2.
- Google for Education
PERFIL DOS EDUCADORES ESCOLARES
- Formação acadêmica na sua área de conhecimento em níveis de graduação e pós-graduação.
- Formação continuada.
- Disponibilidade para participar de reuniões de planejamento e avaliação.
- Disposição para trabalhar em equipe.
- Entusiasmo e cuidado nas ações educativas.
- Postura de atenção ao aluno.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
- Acompanhamento permanente e individualizado das aprendizagens dos alunos.
- Registro de relatórios individuais sobre o seu desenvolvimento, avanços e dificuldades.
NÍVEIS DE ESCOLARIDADE
Agrupados de acordo com a faixa etária, a completar até o dia 31 de março:
- Maternal (02 anos)
- Nível 1 (03 anos)
- Nível 2 (04 anos)
- Nível 3 (05 anos)
HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA
Manhã:
Segunda à sexta: das 07h30 às 11h30
Tarde:
Segunda à sexta: das 13h30 às 17h30
- A entrada do estudante deve ser realizada no portão da Educação Infantil.
- A pontualidade é fator importante na formação cidadã. O não cumprimento do horário prejudica o andamento dos trabalhos.